Carta do Presidente
É com enorme honra e sentido de responsabilidade que assumo o cargo de Presidente da direção da A.P.d.E.C.. São imensas as preocupações que assolam o setor e a profissão de instrutor de condução, de modo que a perseguição de melhores condições profissionais não constitui uma tarefa de uma só pessoa ou entidade, mas é sim uma tarefa em que todos nós temos o nosso papel a desempenhar. Deste modo, e na tentativa de aproximar a associação, dos instrutores de condução e dos diretores de escola de condução um pouco por todo o país, modificámos o site com o objetivo de facilitar a interação com os associados.
A A.P.d.E.C.
A A.P.d.E.C. foi criada nos finais do século passado, sob a designação de Associação Portuguesa de Diretores de Escola de Condução, fruto da necessidade de proteger os diretores de escola de condução que à luz do Decreto-lei 86/98, viam criados deveres e responsabilidades de peso significativo quer nível organizacional, quer a nível sancionatório.
Em 2009, fruto da necessidade de apoiar o setor de forma mais ampla a A.P.d.E.C. passou a denominar-se Associação dos Profissionais do Ensino na Condução.
A A.P.d.E.C. é agora uma associação de todos e para todos.
Missão e Objetivos para o triénio
Missão
Contribuir para o aumento qualitativo das condições pessoais, sociais e financeiras dos instrutores e diretores de escolas de condução.
Objetivos
1. Melhorar as condições pessoais, sociais e financeiras dos profissionais do ensino da condução.
Porquê?
Apesar de serem profissões altamente gratificante, não consideramos importante apenas o "amor à camisola", é necessário que as remunerações sejam concordantes com o grau de responsabilidade das profissões, quer de instrutor de condução, quer de diretor de escola de condução.
Como?
Renegociando contratos coletivos de trabalho
Promovendo uma politica de valorização da qualidade do ensino em detrimento da valorização da importância do valor monetário da carta de condução.
Reduzindo os custos inerentes ao exercício da profissão, nomeadamente a formação continua.
2. Apoiar os empresários do setor
Porquê?
Sem empresários e sem empresas saudáveis financeiramente, será impossível existir instrutores remunerados de forma justa e compensatória.
COMO?Promovendo a qualidade do ensino.
Detectando e combatendo eventuais caso de dumping no setor.
3. Aumentar a representação
Porquê?
Quanto maior a universo de profissionais do setor representado pela APdEC, maior a facilidade em entrar nas negociações dos contratos coletivos de trabalho do setor, que têm importância capital nas condições pessoais, sociais e financeira dos nossos associados.
Como?
Realizando campanhas de angariação de sócios.
4. Promover a aproximação entre os profissionais do setor
Porquê?
Temos estado de "costas voltadas", é altura de união. Só conseguiremos melhorar as condições profissionais se formos fortes e só adquirimos força unindo-nos.
Como?
A APdEC vai promover reuniões abertas trimestralmente para que todos os associados possam intervir com as suas opiniões e proporem soluções de forma aberta e informal, com recurso as novas tecnologias.